Quiropraxia

Saúde em sua coluna

As técnicas de manipulação e mobilização atualmente conhecidas, têm suas origens estabelecidas desde a antiguidade. Registros em manuscritos egípcios, gregos, hindus e chineses revelaram esse tipo de tratamento aplicado na coluna vertebral.

O primeiro ajuste quiropráxico foi realizado em 18 de dezembro de 1895, pelo canadense radicado nos Estados Unidos chamado Dr. Daniel David Palmer em Havey Lillard, em Davenport, Iowa, em seu consultório.

Lillard relatou a Dr. Palmer que sofria de fortes dores nas costas e que, há dezessete anos, após ouvir um estalido em sua coluna devido a uma posição inclinada inadequada, sua audição começou a ficar deficiente.

Dr. Palmer raciocinou que o sistema controlador de nossas estruturas e funções é o Sistema Nervoso. Qualquer pressão nervosa, ou qualquer interferência desse fluxo de informações neurológicas poderia e/ou obstruir estas mensagens, levando ao estado de doença. Quando Dr. Palmer corrigiu o desalinhamento, aplicando uma pressão na vértebra, reposicionando-a, o trajeto nervoso foi liberado e a audição de Lillard foi restaurada.

Dr. Palmer ficou tão impressionado com sua descoberta, que solicitou a um amigo e paciente, o Reverendo Samuel Weed que o auxiliasse a nomear esta prática. Então, o Sr. Weed, após algumas pesquisas, sugeriu o nome CHIROPRACTIC, do grego CHEIROS (mãos) e PRAKTIKUS (ação), que juntas formam “feitos pelas mãos”. A partir de então, a Quiropraxia nasceu.

Desde o primeiro ajuste, a arte, a filosofia e a ciência da Quiropraxia cresceram e progrediram significativamente.

A Quiropraxia é uma profissão reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Está hoje entre as maiores profissões na área da saúde. Milhares de pessoas em todo o mundo recebem os benefícios da Quiropraxia todos os dias, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida.

A Quiropraxia é uma técnica de diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas de sistema músculo-esquelético e dos efeitos destes problemas na saúde em geral. Destaca- se como um dos principais recursos de terapia manual e se caracteriza por relacionar a estrutura, principalmente representada pela coluna vertebral, e a função, gerenciada primariamente pelo sistema nervoso. O fisioterapeuta Quiropraxista, por meio de ajustes manipulativos, mantém e restabelece o equilíbrio do sistema neuro-músculo-esquelético.

Os quiropraxistas proporcionam tratamento conservador baseado em manipulações e ajustamentos articulares, associados a outras modalidades para prevenir doenças e promover a saúde, através de uma educação adequada, exercícios e modificações no estilo de vida.